A serie que transformou uma cozinha no cenário mais existencialista do momento.
Primeira coisa a dizer sobre O Urso ( The Bear), a serie da Star Plus que foi lançada timidamente e arrebatou o público, é: deixe-se surpreender. The Bear é aquele tipo de serie dificil da gente colocar numa categoria. È drama, é comedia, prende nossa atenção como se alguma coisa fosse acontecer a qualquer momento naquela cozinha. E acontece. Sim, é sobre gastronomia, mas também sobre familia, conflitos da masculinidade , sobre stress, trabalho , relacionamentos, é sobre tudo isso.
A história se passa num restaurante meio vagabundo de Chicago, quando um renomado chef de cozinha volta a sua cidade natal- Chicago- após a morte do irmão, pra tocar o restaurante fast food da familia e sua equipe totalmente desorganizada.
Esse é o conflito que dá o start na historia. Mas embora vc possa pensar que é uma serie sobre comida, ou sobre gastronomia, não é. Quer dizer, é e não é. È sobre gastronomia tanto quanto Breaking Bad é sobre drogas.
Se você chegou até aqui neste texto sem ter visto a primeira temporada, sugiro que interrompa a leitura. Se a primeira temporada nos apresentava os personagens desta cozinha disfuncional, terminando com a promessa de ter conseguido reunir essa equipe diversa e heterogênea ( pra usar um termo que se aplica à gastronomia), a segunda começa com Carmy, o chef, iniciando o projeto do novo restaurante a ser inaugurado no mesmo espaço e agora com o novo nome de The Bear, uma espécie de piada interna da familia de Carmy.
E se a primeira temporada foi boa, amizades, a segunda está ainda melhor.
Enjoy your meal.