Com um trabalho consistente na cena musical de Belo Horizonte, a multi-instrumentista lança seu primeiro álbum solo inteiramente composto, arranjado, produzido e cantado por ela
“Eu quero é ser feliz um segundo a mais”, são os votos da faixa que abre Linhas Imaginárias, álbum solo da cantora, compositora e multi-instrumentista, Camila Menezes. O trabalho chega dia 29 de setembro em todas as plataformas digitais.
Com mais de cinco discos lançados com seus projetos coletivos Dolores 602, Tutu com Tacacá e o coral Olhos da Luz, Camila lança seu primeiro vôo solo com letras em espanhol, inglês e francês. Nas letras, histórias e narrativas que partem de “um brasilzão” – conforme ela gosta de afirmar – e vão além, conectando para fora das fronteiras da língua portuguesa, através de linhas imaginárias – não à toa o nome do álbum.
Multi-instrumentista, compositora, arranjadora, maestrina e produtora musical, Camila se dedicou em todas as etapas da confecção do álbum, da composição à edição, passando pelos arranjos e gravações, em um processo que durou exatamente um ano.
Violão, ukelele, baixo e sintetizadores
Foi a partir da dança de experimentar instrumentos e sonoridades diversas que a artista uniu dois universos aparentemente distantes, mas que já estavam ressoando em sua subjetividade criativa: o caipira e o eletrônico. E é esse mix de estilos que acompanha a jornada de escutar Linhas Imaginárias. Em “Mi guitarra y yo”, ela partilha a relação intima com seu instrumento original,o violão: “Sagradas cuerdas que me sienten, donde derramo el corazón“.
Durante a pandemia, Camila mergulhou nos estudos da produção musical e, como resultado, em 2021 lançou EP com a trilogia Bença, com três canções: AzulAmarelo, Louvação à (minha) mãe e Para-ti.
Após a trilogia, seu debut como produtora musical, Camila seguiu sua pesquisa e em 2022 lançou o single Samba pra Iemanjá. Para Linhas Imaginárias Camila testou suas novas composições em pocket shows na capital mineira e no projeto “Viola de Feira”, organizado pelo violeiro Wilson Dias. Também esteve presente na mais recente edição do festival argentino Ciclo Errantes, em Buenos Aires, onde tocou ao lado de artistas como Perro Segovia e Bárbara Eugênia.
PARA OUVIR LINHAS IMAGINÁRIAS:
LANÇAMENTO DO ÁLBUM “LINHAS IMAGINÁRIAS” – 29 DE SETEMBRO
LINK DO PRÉ-SAVE: https://onerpm.link/LinhasImaginarias
PRODUÇÃO MUSICAL, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO: CAMILA MENEZES
MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO: CIDO MGZD
SELO: NAVEGADOR MÚSICA
PRODUÇÃO: DILA PUCCINI
CAPA: CLARA VIEIRA SILVEIRA
FOTO: BRUNA BRUNU
FIGURINO: LIRA RIBAS