Baterista da Plebe Rude ganha prêmio internacional de literatura infantil

Além de baterista da icônica Plebe Rude, Marcelo Capucci é premiado autor infantil e acaba de receber o “International Latino Book Awards.

Mais conhecido por sua atuação como baterista da banda Plebe Rude, Marcelo Capucci é também educador e autor infantil. Questionado sobre o que leva um baterista de punk a encontrar tempo para criar textos infantis, responde: “sou músico, baterista, amante do punk rock, mas também pedagogo com pós em Especialização em Educação Ambiental e convicto de que a música e a reciclagem aprimoram as pessoas e trazem coisas boas para suas vidas”.

Marcelo Capucci acaba de ser premiado- pela segunda vez- na categoria de Melhor Livro Infantil em português na 23ª edição do International Latino Book Awards com o livro c “Mayra e a floresta viva” ( Editora Trilha Educacional), escrito em parceria com o professor e jornalista Marcos Linhares- com quem já havia vencido o mesmo prêmio em 2016- e a psicóloga Adriana Kortlandt. A premiação contempla autores, ilustradores e tradutores de livros lançados em inglês, espanhol ou português.

“Quem falou que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Estou muito feliz que ‘Mayra e a floresta viva’ foi reconhecida em 2023 como a melhor obra escrita em português para crianças pela ‘Empowering Latino Futures (ELF)’, que também me concedeu uma homenagem semelhante em 2016 por outro livro que escrevi com um amigo”, comemorou o premiado escritor, baterista e também vice-diretor de uma escola para crianças, adolescentes e adultos carentes localizada na zona rural de Brazlândia.

A ELF é uma entidade sediada na Califórnia (EUA), fundada em 1997, que reúne editoras, faculdades de letras, centros culturais, entre outras instituições, e que concede o “International Latino Book Awards (Ilba).

“Mayra e a floresta viva”, livro de Marcelo Capucci, Adriana Kortlandt e Marcos Linhares

MAYRA E A FLORESTA VIVA

“É incrível ser bicampeão com esse material do qual também participam Adriana Kortlandt e Marcos Linhares, além do ilustrador André Cerino, conquista que pude saborear pela primeira vez há sete anos com “Faço, separo, transformo”, preparado com meu querido Linhares”, comentou Capucci.

O livro escrito pelo trio conta como duas meninas de origens muito diferentes, uma moradora de uma floresta e outra de uma grande metrópole, se encontram e aprendem a resolver preconceitos e mal-entendidos e a entender como é a vida na floresta e a urbana podem coexistir harmoniosamente e em desenvolvimento mútuo.

“Já o trabalho que ganhou o prêmio em 2016, minha primeira medalha de ouro com a Ilba, tem como objetivo ensinar às crianças e aos adolescentes como é necessário entender a importância e os benefícios dos processos de reciclagem para o bem do planeta e da humanidade”, acrescentou o músico.

Ainda que outros escritores brasileiros tenham conquistado o prêmio em outras edições, Capucci e Linhares são os únicos representantes do país que o receberam duas vezes.

Fonte: Divulgação / Produção

Mais sobre o “International Latino Book Awards (Ilba) : www.latinobookawards.org/about



Veja também

Fique por dentro das nossas novidades!

Assine a nossa newsletter.

Nos preocupamos com seus dados. Leia nossa política de privacidade.